Sobre Habilidades

Thursday, May 12, 2016

 

Outro dia desses, o pneu do meu carro explodiu. Literalmente. 
Lá fui eu pedir AJUDA. Pedir ajuda não é ruim. Mas, ahhh como seria bom desenvolver certas habilidades....
Principalmente, as mais básicas.


A sociedade patriarcal sempre categorizou habilidades, e competências, como sendo > coisa de homem x coisa de mulher, e isso fez com que todos ficássemos "atrofiados". 

 

 

> Atrofiaram, na marra, nossa criatividade, nossa autonomia, nossa liberdade. Nos fizeram acreditar que não somos capazes de desenvolver certas habilidades. Ou por sermos mulheres, ou por sermos homens, ou por sermos homo, trans, bi, ou por sermos altos demais, ou baixos demais, ou magros demais, ou novos demais, ou velhos demais.... enfim... 
Ainda bem que estamos mudando isso, e começando por nós mesmos né?

 

Na infância desenvolvemos habilidades motoras em aulas de educação física, enquanto em outras "matérias", desenvolvemos outras. Mas, nunca nos ensinaram na escola, ou até mesmo em casa, a potencializar toda a criatividade que borbulha dentro de nós. Ou por receio, ou por medo, cautela, zelo demais, ou pelo simples fato de repetição de padrão mesmo.

 

Por isso gosto de observar meu filho. Ele sente que é capaz de fazer tudo. E eu, até onde sinto que ele não irá se machucar, deixo.
Quando questionada por ele sobre o que é escola, tentei explicar o que era a tal escola tradicional, e o que ele precisaria fazer quando chegasse o momento de prestar um vestibular (escolher uma profissão), ele caiu no choro. Desesperado olhou pra mim com seus olhinhos arregalados cheios d'agua, como se estivesse pedindo socorrro ( e estava), e enquanto ele soluçava, eu perguntei: 


- " Ô meu amor, pq choras assim? "
- "Mãe me ajude. Eu não quero ter que ser só UMA coisa na minha vida, eu quero ser várias". 


Ou seja, é realmente desesperador termos que escolher ser UMA coisa só na vida, sendo que temos todo o potencial pra SERMOS várias, desenvolvermos várias coisas com várias pessoas, e potencializarmos várias habilidades, natas. Sim, natas. ( Por isso gosto tanto da desescolarização...)

A criatividade é nata. Todo ser vivo é um ser criativo desde seu primeiro suspiro.

Aí, eu contei pra ti toda essa história, que me emociona muito, pois estou desenhando o novo programa do Inspiratório Uhbzurv ( fb.com/uhbzurv), que vai iniciar no final de Junho, e quero envolver você na criação dele. 


Por isso, quero saber de você:

 

1 - Qual habilidade você tem, e gostaria de aperfeiçoar?
2 - Qual habilidade você ( acha que ) não tem, e gostaria de desenvolver? 
3 - Qual habilidade você tem, e gostaria de passar seu conhecimento a diante? 
4 - E, se você tem histórias super, como essa minha, teria interesse em compartilhá-las?

 

E aí, que tal fazer parte dessa história?

Escreve pra gente : uhbzurv@gmail.com <3 

Please reload

DES - TA - QUE

Sobre Habilidades

May 12, 2016

1/2
Please reload

DO
FORNO

May 12, 2016

Please reload

BUSCA
Please reload

ECOSSISTEMAS
Please reload

INFORME.
ATIVO UHBZURV
  • Facebook - Black Circle